quinta-feira, 16 de junho de 2011

Pessoas*

As pessoas nascem de repente, de um olhar
Um encontro
Duram um minuto, uma noite, um beijo
Ou desaparecem com o tempo, devagar
Tornam-se palavras...

Mas antes de haver palavras, há sentimento
Pessoas que tornam-se palavras

Memória é imagem
Visível apenas para a lembrança
Afinal,
Do que são feitas as pessoas?

Palavras, de repente lembranças
- Não tão de repente -
Pois no fim do que é tão longo
Pessoas são apenas
Sentimentos.

.

6 comentários:

  1. "Memória é imagem
    Visível apenas para a lembrança
    Afinal,
    Do que são feitas as pessoas?"

    Achei isso muito foda!! afinal, se vc não esta nas lembranças de alguém, o que vc foi até então, se não uma não existencia?
    gostei do texto

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Muito bom cara. Adorei o poema e, talvez, seja um dos mais interessantes que li nos últimos tempos. A pessoas são várias coisas além delas mesmas, dentro de nossa cabeça inclusive. Dentro de nós são seres do universo imaginário (signo) e são, também, cada uma delas, uma massa de sentimentos. E não deixam de ser uma experiência completa em nós. Por isso as pessoas são tão transformadoras em nossas vidas, principalmente, se interagem conosco.
    Bem legal.
    Parabéns.

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Porra... O tempo... O nascer ou Morrer de memórias e palavras... O "ter" ou "não ter" pessoas... e tudo se resume a intensidade do Viver e Sentir: pessoas, coisas, e Momentos... Aí chega O momento na vida que você percebe que qualquer vazio pode pode ser preenchido com ideias... "E no fim do que é tão longo Pessoas são apenas Sentimentos."

    Parabéns pelo texto fodástico...

    só daria um título melhor.

    ResponderExcluir
  4. Mmmmmmmmmmmmmm...

    Tem muita teoria aí, certo?!

    Dá o que pensar!(Assim como "O Grito")

    Mas, além de muita teoria("palavras"), também tem muita intuição("sentimentos"). Essa sua intuição cada vez se aguçando mais!

    Inté...

    Rodrigo Lima

    ResponderExcluir
  5. Caramba, galera, estou passado com a enxurrada de comentários tão bacanas, interessantes, muito obrigado mesmo.

    André, that's exactly what I mean. Afinal, uma existência apenas em palavras e sentimentos é uma existência ou uma não-existência? As pessoas existem mesmo? Rsrs... acho que apenas na memória, nos sentimentos e palavras...

    Valeu, Fred. É isso, elas são uma experiência completa em nós. Por isso é preciso vive-las, e lembrá-las.

    Achei excelente este vazio preenchido por ideias. Eu não tinha atentado, mas acho que estes versos trazem também essa possibilidade; um vazio sendo ocupado por palavras, lembranças etc. Já o título, também acho problemático, mas infelizmente foi a palavra impregnada ao impulso; e de qualquer forma não deixa de se adequar as ideias no texto: pessoas, palavras, sentimentos. E teve também o fato de ser aniversário do Pessoa, o que pesou bastante e ajudou a criar esse tumulto, de vozes, lembranças, sentimentos - enfim. Mas tem uma palavra aqui que me incomoda: sentimentos. Acho que essa é uma palavra enjoada, melodramática em si. Tento evitá-la, assim como nunca escrevi em nenhum texto a palavra coração, que para mim deve ser aplicada quando está se tratando de órgãos ou de anatomia, rsss... Obrigado por participar!

    Bobi... provavelmente, acho que tudo que faço tem teorias por trás, o que não é exatamente saudável, mas, enfim, sou do tipo que precisa racionalizar a experiência, rsss, paciência. Intuição, sim, é uma coisa bacana: a intuição sensível, o que precede a experiência consciente. Por isso tenho deixado mais as ideias fluirem sem tentar encaixá-las em versos muito moldados em uma mesma estrutura. Sempre achei que versos livres eram os mais complicados, por que verso -ritmo/ frase/rima -naturalmente sai puxando outro. Mas, felizmente, os versos deste ano estão saindo com essa cara que, para mim, é diferente. Aquele tom de crônica tem sido parte menos integrante - mas não ausente -, e a multiplicidade de vozes têm se apresentado mais. Psicodelia na representação, para mim, é fundamental, rs.


    Valewwww!

    ResponderExcluir
  6. É para ler, e sentir.
    Tem substância sua escrita poética.
    Parabéns.

    ResponderExcluir