sexta-feira, 26 de junho de 2009

Diálogos*

Platão e Buda estão sentados juntos em uma mesa de bar, dessas de metal descartável, a mais ordinária possível.

Platão tem uma perna cruzada sobre a outra e toma cerveja num copo americano. Seu aspecto de estátua é levemente grave; veste a indumentária clássica e é todo pálido como mármore desgastado pelo tempo.

Buda deixa seu cigarro repousado em cima de um cinzeiro; tem estampado em seu rosto um sorriso de serenidade e as duas pernas estão cruzadas sobre a cadeira, em sua postura habitual. Seu corpo é dourado e suas vestes coloridas.

Não conversam muito. Mas é possível perceber que gostam da companhia um do outro e que compartilham uma sutil e silenciosa concordância.

- "Pois é..."

- "Será que chove?"

E assim os dois passam juntos os finais de tarde da eternidade, tranquilamente, a contemplar a vida sentados em uma mesa de bar.

.

3 comentários:

  1. Hehehehe.
    Achei muito loco, engraçado, no mínimo. A cena inusitada não é nada provável e é isso que faz dela curiosa. Não sei dizer o que senti de fato, mas ri sozinho enquanto lia.

    Aliás, comentei seu comentário lá no Grafiq.
    Obrigado pela visita.

    Abs

    Grande ABs

    ResponderExcluir
  2. Li "Platão e Buda..." e fui atraído a ler esse texto. Mas, lendo, temos "Seu corpo é dourado e suas vestis coloridas". Seria "...e suas vestes coloridas"? Enfim...

    Fiquei um tempo pensando quem disse "Pois é..." e quem disse "Será que chove?". Pensei que, apesar da ordem de apresentação começar por Platão, quem falou "Pois é..." foi Buda. Seria mais a cara dele. Depois, Platão, mais inquieto, perguntasse "Será que chove?". E depois de um pouco de eternidade, Buda, falando por falar, novamente dissesse "Pois é...", inquietando mais uma vez Platão. Diálogo forte.

    E a imagem dada a cada um diz tudo.

    Abraço!!

    ResponderExcluir
  3. Fred: É isso mesmo, uma cena inusitada e cômica, que originalmente surgiu para mim como o desenho de uma tatuagem e que muito tempo depois consegui transformar em texto.
    Li seu comentário do comentário, valew!

    Bobi: não conferi, mas corrigi mesmo assim, rs. Quanto a ordem das respostas e por quem foram dadas, também não tenho certeza, mas acho que podem muito bem ser essa que você falou. Valew! (Cadê seu blog!?)

    Abraço!

    ResponderExcluir