sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Sereia do Alado*

Queria escrever, uma historieta assim, bem psicodélica, sem pé nem cabeça mesmo, juntando cabeça de homem em corpo de cavalo: a leseira de um amigo meu, que se chama a Sereia do Alado.

Sentido mesmo, como não tem, precisa ser inventado: menina moça, mulher e louca, de batom na boca,  nasceu pra ser "artista", virou cantora de forró. Ela era uma sereia, peixe-morto fora d`água, e vivia no Alado, que pode ser tipo um povoado, onde mora gente crua, ouvindo ela cantar desafinado: "Meu amor, não faz assim, que eu sou sua/ Você me traiu, me trocou, me deixou na rua" - choradeira que todo mundo sabe porque acha que amar é mesmo assim.

Tanto é que a melosa melodia persuadia: a sereia dava show, grunhindo seu versado, jogando pra todo lado seu cabelo esgranhado, requebrando adoidado e deixando tudo besta os cabra do Alado. Foi quando apareceu um empresário - de bigode e peito à mostra -, oferecendo oportunidade, chance única de enricar: garantia de sucesso!

Tanto foi, que dali pro camelô, um pulo foi; em nem um ano, tudo quanto era carrinho de som estardalhava: "Meu amor, não faz assim, que eu sou sua/ Você me traiu, me trocou, me deixou na rua". A Sereia do Alado era o cd pirata mais vendido da parada.

Agora, quando a gente liga a tevê, vê a desgramenta gemendo com a voz  ruim e toda esculhambada; fez plástica na cara, mas ainda anda com aquela boca pintada - exu-maria, cavalo do cão, coisa mais malassombrada, fechando de salto, gritando mais alto, descendo até o chão, abalando na balada -;  anuncia o apresentador: com vocês, a sensação do momento, a maior cantora de brega, forró, maxixe-pop, a Sereia do Alado!

.

5 comentários:

  1. huhuhuhuhu
    Achei engraçada! Trágica!
    E muito bem escrita, com o ritmo certo...me deu prazer em ler!

    Abraço!

    obs.: Penúltimo parágrafo. Lê-se "mais vendido parada". Seria "mais vendido da parada"?

    ps.:"Você é foda!" porque você não veio para cá. Achei que você conseguiria contextualizar...hehehe

    ResponderExcluir
  2. Saudades dos textos, gatsenho! E não podia vir nada mais bem-escrito e engraçado, em toda a forma e conteúdo! Lembrei da sua imitação de Xoelma! hahahahahaha

    Grande abraço, irmão torto!

    ResponderExcluir
  3. uhauhauhauha...sereia do alado aqui tem show dela quase todo dia.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Meus queridos! Que bom encontrá-los por aqui, prestigiando o sucesso da Sereia do Alado! Ainda bem que vocês gostaram, mexer com psicodelia é meio complicado, porque além de ser difícil dar unidade ao texto, pode ser que a vigilância dos discursos devidamente racionais vejam problema nesse tipo de criação mais invencionada, fragmentada e propositalmente desconexa (non-sense?), ou melhor, com conexões mais livres (emendar uma alusão a Arte Poética de Horácio [juntando cabeça de cavalo com tronco de homem] com as viagens de um amigo despirocado e ainda juntar com uma história de cantora de forró é `hard´, pode virar loucura demais, e ficar simplesmente incompreensível. Bom, eu ando mesmo querendo arriscar, buscando composições menos monótonas, rígidas, tentando encontrar uma linguagem mais dinâmica, contemporânea, misturando discursos, gêneros, enfim, que consiga dar conta da demandas textuais e comunicativas da nossa realidade atual, que é, no mínimo, uma baita miscelânia de informações.

    É isso ae, valew, oh yeah!

    Aproveitem, porque vocês podem desfrutar as psicodelias pessoalmente desse possuído que é o Thiago; e eu que tenho que ome contentar em tranformá-lo em 'muso inspirador'?!

    Saudades demais!

    Abraço, gatsenhos!

    ResponderExcluir
  5. Ueba. Achei engraçado.
    Me pareceu bem regional, apesar de essa situação se encaixar em muitos artistas de sucesso. Muito bem escrito, também.
    Tem uma psicodelia mesmo, bem curiosa.

    Grande Abs

    ResponderExcluir